terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vinhos do Mundo

Adoro vinhos e, embora goste de todos, desde que sejam de boa qualidade, prefiro o tinto seco feito com uvas Cabernet Sauvignon. Não tenho nada contra as outras uvas mas, por questões que não sei explicar, prefiro os desta casta. Não conheço muitos, os de alta qualidade são muito caros. Na medida do possível vou fazendo escolhas, tendo por base o custo benefício.

Pois bem, a cerca de um ano e meio, recebi um de presente de uma das minha filhas, enviado diretamente de Portugal, comprado na origem: Quinta da Bacalhôa.  Guardei para o meu aniversário, comemorado em Recife, em 2014, praia da boa viagem. Sabor inigualável.




No Brasil ele tem um preço bem salgado :-). Um dia desses cheguei em um restaurante e encontrei no cardápio por 220 pilas, escolhi outro. Quando encontrei em supermercado, 130 pilas. O jeito foi lembrar do que saboreei no aniversário e esperar uma melhor oportunidade.

Em 2015 fomos visitar a filha em Portugal. Bons passeios: Guimarães, Porto, Fátima, Lisboa, Costa da Caparica e um pouquinho de Coimbra.


Largo de Camões, Chiado, Lisboa - Portugal


Procurei pelo já citado vinho, Na verdade gostaria de ir à Quinta da Bacalhoa, mas o tempo não foi suficiente. O jeito foi comprá-lo no supermercado, Barato não foi, mas deu para comprar e saborear uma garrafa, sem sofrimento. Muito bom.





Que tal uma Tapioquinha?

Bom, nascido em Manaus, na época em que pão era coisa para os domingos, cresci comendo iguarias alternativas no café da manhã. Entre elas, destaco o bijú. Feito de massa de mandioca, a mesma que serve para fazer tapioca. A tapioca já requer mais trabalho, de preferencia deve ser feita logo antes de ir pra mesa, e ser comida bem quentinha.
E olha só, a tapioca agora está na moda, em muitos lugares do Brasil. A partir do ano passado,  nos supermercados de Porto Alegre, consegue-se encontrar. Tá na moda, é carboidrato sem glúten. Por certo vão lembrar que é também sem fibras e sem proteínas. Mas isso pode ser equilibrado no recheio. Como é que é? Recheio? Isso mesmo, é o grande segredo da tapioca. 
O meu recheio preferido é o famoso recheio caboquinho: queijo coalho, tucumã e banana frita. :-)
Tapioca de Tucumã


Polpa de Tucumã
Tucumã, a fruta.


Nos dias de hoje, longe do tucumã e da banana pacovã, a minha predileta, das salgadas, é a de carne seca. Para sobremesa a romeu e julieta é uma delícia.
.

Tapioca com recheio de carne seca, tamém conhecido no sul como charque.