quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bacalhau Celestial

Tudo começou quando decidi almoçar no restaurante Quinzinho, na Praia do Canto da maravilhosa Ilha de Vitória. Um excelente restaurante de frutos do mar, que hoje parece já  não estar em funcionamento.

Resolvi experimentar o Bacalhau, uma das especialidade da casa. A escolha não poderia ter sido melhor, uma das melhores iguarias que já comi.






Gostei tanto que pedi ao garçom uma descrição dos ingredientes do prato. Bacalhau, batata, cenoura e creme de leite, foi o que me respondeu. Pedi que me falasse sobre o modo de preparo e ele, que também gostava do prato, não se fez de rogado. Apresentou-me a receita com detalhes.

Num dias desses em que bate a vontade de esfriar a cabeça,  jogando pra longe as atividades formais, decidi ir para cozinha e ver como sairia a minha interpretação da receita. Ao comprar os ingrediente já me veio à lembrança que estava interessado em reduzir os carboidrato das refeições e já troquei a batata pelo Chuchu. Com isso, me veio também a lembrança de meu médico ter recomendando que reduzisse a gordura e já apelei para o creme de leite light. Deu certo, o sabor resultante não ficou devendo em nada à receita original. 

Tempo depois, quando vim para Porto Alegre, descobri a boa oferta de cogumelos Paris e, como gosto muito, resolvi experimentar uma nova mudança no meu bacalhau espiritual. E que tal se acrescesse ao bacalhau espiritual uma boa porção de cogumelos.

Acertei em cheio, o prato ficou excelente! Isso foi  o que disseram os que comigo compartilharam a ousada experiência. 

Mudando um ingrediente e acrescentando outro, achei que poderia já dar outro nome, Surgiu assim o já famoso BACALHAU CELESTIAL.  É mesmo uma manjar dos deuses. Com toda a modéstia. :-) Acompanha sempre um bom vinho.

Um comentário: