Manaus é uma cidade esplendorosa, no meio da Selva Amazônica, na margem esquerda do majestoso Rio Negro. Bem próximo ao ponto de encontro entre o Negro e o Solimões.
![]() |
Wncontro das águas - Fonte: http://www.overmundo.com.br/ |
Adorável cidade. Dela e de suas coisas há muito o que dizer. Por certo, muitas vezes aparecerão por aqui novas postagens. Na minha infância, penso que era ainda mais bonita que hoje. Mais isso, em geral é saudosismo. Vamos aos fatos.
Fui criança e adolescente na Manaus do anos 50-60, quando ainda existiam muitos grandes igarapés cortando a cidade. Belos igarapés, de águas límpidas, próprias para o banho. Lembro ainda de vários deles: o Igarapé de Educandos, o Igarapé da Cachoeirinha, o Quarenta, o de Manaus, o de São Raimundo, o da Ponte da Bolívia e vários outros. O do Parque Dez, foi o mais importante de minha infância. Antes dos 10 anos fui muitas vezes, aos domingos, fazer piquenique com meu pai, minha mãe e minhas duas irmãs.Um paraíso! Nada melhor pra fazer aos domingos, para aplacar o calor de nossa tórrida cidade. Banho em piscina de água represada, peixe assado na brasa, guaraná Tuchaua. Muito bom. Delicia de infância.
![]() |
Balneário do Parque 10 de Novembro cortado pelo belo Igarapé |
Depois dos 10 anos, ainda fui muitas vezes tomar banho em suas águas, eu e uma turma de colegas. Morávamos na rua Codajás, no Bairro da Cachoerinha e, antes de assistir o treino do nosso clube amado, o mais querido, Nacional Futebol Clube, dávamos uma chegada em suas águas. Saíamos de casa às 15 horas, corriamos até lá, tomávamos um bom banho e voltávamos para assistir o treino. No caminho, passando pela Vila Municipal, bairro de casas lindas e belas mangueiras, fazíamos um lanche com seus belos frutos. Oh manga boa!
Parecia muito longe, quase no fim do mundo. Hoje, olhando o mapa, vi que não passavam de 4 quilômetros.
visite o blog Manaus de Antigamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário