sábado, 12 de setembro de 2015

Coisas de Manaus I

Manaus dos anos 50 - Fonte: http://rogeliocasado.blogspot.com.br/



Manaus é uma cidade esplendorosa, no meio da Selva Amazônica, na margem esquerda do majestoso Rio Negro. Bem próximo ao ponto de encontro entre o Negro e o Solimões.

Wncontro das águas - Fonte: http://www.overmundo.com.br/


Adorável cidade. Dela e de suas coisas há muito o que dizer. Por certo, muitas vezes aparecerão por aqui novas postagens. Na minha infância, penso que era ainda mais bonita que hoje. Mais isso, em geral é saudosismo. Vamos aos fatos.

Fui criança e adolescente na Manaus do anos 50-60, quando ainda existiam muitos grandes igarapés cortando a cidade. Belos igarapés, de águas límpidas, próprias para o banho. Lembro ainda de vários deles: o Igarapé de Educandos, o Igarapé da Cachoeirinha, o Quarenta, o de Manaus, o de São Raimundo, o da Ponte da Bolívia e vários outros. O do Parque Dez, foi o mais importante de minha infância. Antes dos 10 anos fui muitas vezes, aos domingos, fazer piquenique com meu pai, minha mãe e minhas duas irmãs.Um paraíso! Nada melhor pra fazer aos domingos, para aplacar o calor de nossa tórrida cidade. Banho em piscina de água represada, peixe assado na brasa, guaraná Tuchaua. Muito bom. Delicia de infância.
Balneário do Parque 10 de Novembro cortado pelo belo Igarapé

Depois dos 10 anos, ainda fui muitas vezes tomar banho em suas águas, eu e uma turma de colegas. Morávamos na rua Codajás, no Bairro da Cachoerinha e, antes de assistir o treino do nosso clube amado, o mais querido, Nacional Futebol Clube, dávamos uma chegada em suas águas. Saíamos de casa às 15 horas, corriamos até lá, tomávamos um bom banho e voltávamos para assistir o treino. No caminho, passando pela Vila Municipal, bairro de casas lindas e belas mangueiras, fazíamos um lanche com seus belos frutos. Oh manga boa!

Parecia muito longe, quase no fim do mundo. Hoje, olhando o mapa, vi que não passavam de 4 quilômetros.






visite o blog Manaus de Antigamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário